segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Pior Viagem da Minha Vida - Parte 1

Eu tinha que começar os preparativos da viagem. Primeiro avisei aos amigos alemães que iria a Polônia naquele fim de semana e provavelmente voltaria no domingo a noite. Tive uma péssima notícia. Eles iriam para Ostrava (uma cidade tcheca ao leste) a trabalho e de lá iriam para a Alemanha sem data de volta. Resumindo, eu não poderia ficar no apartamento. Meleca!

Sem problemas, liguei para Chun Li e perguntei se quando voltasse poderia ficar lá. Resposta positiva, era hora da “mudança”. Despedi-me dos amigos alemães e recebi um conselho: Cuidado com russos no trem.
Que raios de conselho foi esse? Não entendi mas segui em frente. Arrumei minha tralha e levei para a casa dos Hakkinen. Fui muito bem recebido pela família da Mika, avisei que iria a Polônia e voltaria no domingo ou até mesmo um pouco depois. Instalei o Xbox (é, eu precisei comprar um, não consigo ficar sem meu vício hehe) e joguei um pouco com o Jerry antes de viajar. O trem partiria às nove da noite tinha tempo de sobra. Chun Li havia dito que me levaria à estação de trem a noite então fiquei tranqüilo.

Ao anoitecer despedi-me da Sra. Hakinnen e recebi outro conselho: Evite dormir no trem e cuidado com os russos.

Pow! De novo essa história de russo? O que os coitados tinham feito? Eu imaginei que seria devido a história do pós-guerra e coisas do tipo. Talvez eles ainda guardassem rancor, mas porque até os alemães deram esse conselho? Isso não entrava em minha cabeça.

Peguei minha mochila e junto com a Chun Li partimos ao centro da cidade para a estação de trem. Os Hakkinen moravam um pouco longe, próximo a Flora e levaria cerca de vinte minutos até o centro. Ao sair de casa começou a nevar. Merda de neve, esse treco só é bonito em cinema.

O problema é que não foi uma nevezinha marota? Foi uma nevasca tensa. As ruas estavam totalmente cobertas e engarrafadas, os trens urbanos não estavam funcionando e a única alternativa era arrumar um ônibus e seguir para a primeira estação de metro, caso contrário perderia meu trem.

Graças a Deus, um ônibus passou no momento em que precisávamos. Eu já estava com medo de perder o comboio e a viagem melar. Seguimos a estação de metro e de lá Chun Li e eu conseguimos chegar a estação principal com rapidez. Chun Li já sabia que direção tomar e a plataforma a qual deveríamos ir e seguimos correndo para lá.

Ao chegar na plataforma vimos o trem esperando para zarpar. Você no Brasil deve estar pensando naqueles trens luxuosos que viu na TV. Haha, eu também tive essa decepção. Os trens tchecos e polacos são a coisa mais TENSA do planeta. Olha só a foto.

Modelo de trem polaco e tcheco.



Chun Li perguntou ao senhor que lá trabalhava se aquele era o trem certo. Ele era polaco e a coisa não andou muito bem, ela não conseguiu informação alguma. As línguas apesar de serem da mesma família não são lá tão parecidas. Por sorte havia um senhor que estava indo para uma cidade próxima e informou que aquele era o trem correto. Chun Li aproveitou e perguntou se eu poderia ficar no mesmo cômodo dele, era mais seguro do que viajar só naquele trem. Ele respondeu positivamente.

Despedi-me da Chun Li com um abraço e entrei no trem junto com o senhor. Ele só falava alemão e tcheco, não tinha muito o que conversar. Em menos de dois minutos o trem partia para o seu destino, Katowice.
Você deve estar pensando que uma viagem de trem seria tranqüila. Mas convenhamos, se tivesse sido tranqüila eu não estaria escrevendo aqui. Na verdade foi a pior viagem que eu fiz em minha vida.

O trem partia em direção a borda tcheca, e se dividiria em Ostrava. Eu teria que estar no vagão certo na hora da divisão, o pior seria perguntar se estava. O senhor que dividia a cabine comigo disse que iria sair do trem em uma estação não muito longe, e que eu deveria contar com a sorte. Foi o pouco que entendi em alemão. Ele também explicou que era cozinheiro do quartel militar, o que me deixou um pouco tranqüilo, ao menos ele sabia manejar uma faca haha, e pediu para que quando ele saísse eu não dormisse por causa dos russos.

Eu já estava nervoso com essa história de russos em trens, não tinha nada de valor comigo além de dinheiro, mas a coisa já estava ficando chata. Não me expressei quanto a isso mas comecei a ficar um pouco receoso. O trem ia de maneira relativamente rápida e fazia um barulho dos diabos. Após umas três paradas senti que a viagem seria calma e relaxei mais.

Nevava muito quando chegamos a uma pequena cidade chamada Konin. O trem fez mais uma parada, após pegar alguns passageiros ele andou um pouco e puff. Parou novamente. Motivo? Os cabos de energia estavam congelados e não havia contato entre ele e a haste do trem. O homem que checava os tickets veio nos informar do problema e disse que levaria um pouco de tempo. Um pouco de tempo? Se demorasse mais do que uma hora eu certamente perderia a minha conexão em Katowice. Adivinha o que aconteceu? Demorou um hora e meia até que obtivéssemos mais informações.

Nesse período eu já havia perdido a esperança. Depois que o cozinheiro que sentava na mesma cabine tentou explicar a situação em alemão e eu entendi, chutei o balde e perguntei se ele queria tomar uma cerveja. Fomos até o último vagão e compramos cinco garrafas cada um.

Voltamos a cabine e tentamos nos entender conversando em alemão. Quem me conhece sabe que eu não falo droga nenhuma em alemão, mas eu tentei... tentei... e foi até divertido. Na segunda garrafa o senhor que checa os bilhetes voltou a nossa cabine e começou a conversar com o cozinheiro que lá estava bebendo comigo.

Simplesmente havia um outro trem para o cozinheiro o qual ele poderia seguir viagem numa boa. Cara sortudo! Eu fiquei lá com minha cara de bunda mole dentro do vagão tendo que esperar alguma solução para continuar a viagem enquanto ele seguia para o seu destino. O cozinheiro se despediu, deixou as três cervejas dele para mim e se mandou.

Eu não tinha muito o que fazer, era esperar ou esperar. O frio tomava conta da cabine, pois devido a falta de energia no trem, os aquecedores estavam desligados. Era minha noite de sorte. Iria morrer bêbado e congelado dentro de um trem que trilhava para o inferno. Resolvi dar uma caminhada pelo trem e comprar um chocolate. No caminho vi um pessoal falando em um idioma estranho. Seria o tal russo? Mas tive outra surpresa. Vi dois carinhas conversando em português. Ahh, finalmente um idioma decente para se conversar. Aproximei-me e puxei papo. Eles estavam indo para Krakow na Polônia e não sabiam o que acontecia, expliquei a situação. Eles estavam nos vagões para dormir, eu tinha sorte pois já tinha comprado bilhetes normais e tinha recebido conselhos para não ir nesse tipo de vagão, pois seria perigoso. Mas não demorei muito com eles, os caras tinham um papo chato para caramba.

Voltei para minha cabine que fedia a cerveja, encolhi-me num cantinho, comi meu chocolate e continuei bebendo, já havia esperado duas horas e meia e nada do trem andar. Certamente perderia minha conexão em Katowice e o que era para ser uma viagem tranqüila, com aquele frio, tornava-se um tormento.

Continua...

BR Na Europa!

P.S.: Não esqueça de deixar seu comentário e dar o seu clique =)

8 comentários:

  1. Bem eu conheço vários russos e não conheço essa coisa de cuidado com os russos lol

    ResponderExcluir
  2. @nao Pois é... por isso eu fiquei bolado também. Preconceito bobo...

    ResponderExcluir
  3. Você deveria escrever um livro, quem sabe um dia. E depois quero dicas de como um dia ter uma aventura dessa.
    Mais confesso, só você tem coragem.
    Abraços, e atualiza o blog...

    ResponderExcluir
  4. O mais importante não contou nessa parte 1... quero ver no q vai dar esses russos hauahuahuah

    ResponderExcluir
  5. @Bruno quanto a escrever um livro, quem sabe alguém não me arruma um editor né? uehuhe

    @Diego amanhã eu explico o caso, pq foi tensa a coisa...

    ResponderExcluir
  6. Complicado ein ! auashuas, essa história dos russos vai dar pano pra manga aushAUsh, trem parado e frio do cacete sem aquecedor pede uma cerveja, faria o mesmo! ausHAsuHAsuaHuh

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. que aventura heim.

    Estou esperando para saber o que ta pegando contra estes Russos ai.

    []s
    Julian

    ResponderExcluir